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Junho 1986

No dia 16 de junho de 1986 nascia o Instituto da Primeira Infância com o apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Nesse período, o Brasil atingiu altos índices de desnutrição e o Ceará se encontrava como o segundo estado da região com as maiores taxas;

- A Instituição surge a partir da angústia da terapeuta ocupacional Ana Maria Teles de Norões, na época funcionária do Hospital Albert Sabin, instituição médica que atende o público infantil de Fortaleza, e que recebia mensalmente centenas de casos de crianças que chegavam ao hospital em estado grave de desnutrição, ou com doenças muitas vezes decorrentes desse quadro.


Fundaram a Instituição:

Ana Maria Cavalcante

Ana Maria Teles de Norões

Guirlanda Maria Maia

Heli Costa Luz

Maria Lúcia Aragão Lopes

Maria Tereza Aguiar Pessoa

Maria Tereza Soares Matos

Tereza Cristina Barroso

Verônica Divina Borges

Dezembro 1986

O IPREDE inicia suas atividades em uma das enfermarias do Hospital Infantil Albert Sabin.

Em primeiro de dezembro o IPREDE recebe o Título de Utilidade Pública Municipal, sob a Lei nº 6.173.

1987

- Assumem a primeira diretoria no ano de 1987 e se mantém no cargo até o ano de 1999, os seguintes nomes:

Ana Maria Teles de Norões

Tereza Cristina B. coelho Benevides     

Guirlanda Maria M. Benevides Braga

- Início do registro das crianças internadas com seus respectivos históricos; entrevistas com as mães, surge o prontuário individual para cada família atendida; análise do atendimento através das fichas cadastrais;

- Com a Lei nº 111.337 de 18 de novembro, o IPREDE passa a ser considerado Utilidade Pública Estadual, título que comprova a importância das ações desenvolvidas na Instituição também pelas autoridades do Estado;

- Ainda neste ano o IPREDE consegue alugar uma nova casa com ajuda da LBA e a Instituição passa a desenvolver, além da atividade de internamento, o serviço ambulatorial;

- Conquista da primeira sede: A primeira sede foi ao lado do Hospital Albert Sabin, na Rua Abel Garcia, 404, no Bairro Vila União. A nova casa ampliou a capacidade de internamento de 15 para 60 crianças, além disso, a Instituição passou a receber uma demanda de 100 atendimentos ambulatoriais;

- As despesas com a nova sede e aumento do volume de crianças atendidas impactaram as despesas do IPREDE. A solução foi adotar mais campanhas e eventos, dentre eles um organizado pelo superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF) do Ceará, o “Arte pela Vida”, cuja receita da venda de todas as obras de arte expostas seria revertida para a Instituição;

- Nesse mesmo período surgiu a campanha na qual as pessoas compravam carnês trimestrais nas agências da CEF do estado do Ceará. Os doadores que optaram por essa forma de doação, concorriam a prêmios. A ação sustentou os custos do IPREDE por quase um ano, o que possibilitou a consolidação do trabalho técnico em nível de internamento e ambulatório;

-Ainda nesse ano o IPREDE ganha sua segunda sede, agora localizada na Rua Manoel Padilha, 172, Bairro de Fátima.

1988

- O IPREDE recebe o Certificado de Filantropia pelo Conselho Nacional de Assistência Social (Reg. CNAS nº 23.002.003309/88-70 de 31 de agosto)

- A Prefeitura Municipal de Fortaleza doa um terreno para a construção da sede própria do IPREDE e a Secretaria de Planejamento, SEPLAN, disponibiliza um arquiteto para elaboração do projeto. Com o orçamento da construção cem vezes maior do que as despesas mensais da unidade, a Instituição vai em busca de mais doadores para financiar o projeto.

1989

- Os funcionários do Banco do Brasil doam uma parte dos seus salários, permitindo que 30% do valor total da construção fosse captado nessa ação e o restante da obra é doado pelo próprio banco;

- Início do atendimento ambulatorial na sede atual;

- Implantação da Farmácia Viva, projeto que previa a fabricação de medicamentos naturais, com a mão de obra das mães e funcionários, para ajudar no tratamento das crianças e na inserção dessas mães em atividades produtivas;

- A vizinhança do bairro de classe média no qual encontrava-se o terreno doado pela Prefeitura não acolhe o Instituto, com a crenças de que as crianças desnutridas contaminariam o local;

- Os trabalhadores da obra são apedrejados;

- Devido a este cenário a Prefeitura doa para o IPREDE um terreno no bairro Cidade dos Funcionários, onde a sede está até hoje. O número de crianças atendidas passa de 200 para 500, ultrapassando hoje mais de  quinze mil crianças atendidas;

- A recepção do Instituto pelos moradores do bairro é muito positiva, sendo criada a Associação de Moradores Amigos do IPREDE - AMAI;

- Mais uma campanha de doação juntos aos funcionários é desenvolvida, agora pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), ajudando a saldar dívidas e suprindo as necessidades do IPREDE por mais um mês;

- Frente à boa receptividade percebida, Ana Maria, presidente do IPREDE a época, sugere ao BNB a implantação de um sistema de doação permanente. A doação consistia no desconto mensal em folha de pagamento de uma quantia mínima. O  acordo foi concedido e é mantido até os dias atuais. Essa mesma campanha aconteceu em outros bancos como Banco do Estado do Ceará (BEC), Banco do Brasil (BB) e órgãos governamentais tais como o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

1992

- Início do Programa de Aleitamento Materno. Neste mesmo ano, também iniciam as atividades do Programa de Crianças Excepcionais.;

- O IPREDE recebe o título de Utilidade Pública Federal (Decreto MS nº 18.238/91-87 de 03/09/1992).

1993

- Recebe a Ordem Alencarina, medalha concedida pelo Mérito Judiciário do Trabalho;

- Nesse ano o IPREDE passa por sua primeira crise: A presidente, Ana Maria pede a auditoria, sem a concordância da diretoria da Instituição;

- A presidente é afastada pelos sócios fundadores por seis meses: “sob a alegação de que eu teria interesses em prejudicar a Instituição, colocando pessoas desonestas para auxiliar-me. ” (NORÕES, 2002).

1994

- Vencedor do XX Prêmio Colunista Norte/Nordeste, concedido pelo Diário do Nordeste, com a Campanha Telefome 1994/1995;

- A Presidente Ana Maria, é reconduzida ao cargo e a gestão agora passa a ser controlada com participação direta de um promotor de justiça;

- Superados essas intempéries, o IPREDE dá início ao Programa de Educação Continuada e ao Programa de Educação Preventiva nas comunidades.

1995

– É eleita a nova diretoria assumindo o cargo de 1995 a 1999

  • Ana Maria Teles de Norões - Presidente
  • Karla Karenina Sales Fernandes – Vice-Presidente
  • Carla Maria Alves Ramos
  • Fernando Antônio Pinto de Abreu
  • Francisco Valires Pinheiro
  • Francisca Helena Moreira Lima

 

-O Governo Estadual passa a apoiar as ações da entidade, através da liberação mensal de recursos financeiros.

-Nesse ano foi assinado o convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).

- Foi criado também oprojeto "Teia de Resgate à Vida", com o propósito de treinar e capacitar lideranças comunitárias a fim de implantar núcleos de atendimento à criança desnutrida e suas famílias na própria comunidade.

- Esse foi o ano também da criação do Paniprede, padaria financiada pela Fundação Airton Senna.

-Nesta mesma época foram assinadas parcerias de cooperação técnico-científica com algumas instituições superiores de ensino como a UFC e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) para que o IPREDE fosse campo de estágio de diversos cursos na área da saúde.

-Ainda em 1995 foram convocadas eleições para uma nova diretoria da instituição e a vice-presidente eleita, Karla Karenina, conseguiu um encontro com o Governador Tasso Jereissati, que resultou em uma parceria entre o IPREDE e a Secretaria da Saúde. A partir desse acordo, 30% das despesas daquele período passaram a ser cobertas por esse parceiro.

1996

Em 1996 a instituição foi reconhecida pela Fundação da Criança com o prêmio “Benfeitor da Criança da Cidade”. Recebeu também a visita da apresentadora Xuxa que doou uma ambulância e indicou o IPREDE ao Instituto Airton Senna. Outra conquista foi uma Kombi e um Fusca, que foram ganhos como doação da Fundação Rotária. Com a chegada da Kombi, foi identificada a possibilidade de se chegar mais facilmente às comunidades.

- Nesse ano foi estabelecido também a parceria estabelecida com o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira, IPPOO. Mais uma vez a Instituição foi pioneira, agora com esse convênio que permitia receber pessoas apenadas para trabalho em sua sede. Segundo Norões (2002), essa iniciativa levou o Ceará a ser o primeiro estado a criar uma vara especial para penas alternativas.

- Ainda em 96, a instituição foi coroada com o Prêmio Anual da Fundação Abrinq.

- Ocorreu também a implantação do Protocolo para Tratamento de Crianças com desnutrição Grave, recomendado pela OMS, que foram implantadas pioneiramente no Brasil, em novembro de 1995, tendo sido o IPREDE a primeira instituição, no País e na América Latina, a implementá-las.  Referido protocolo foi utilizado em caráter experimental até janeiro de 2000, quando passou a ser rotina na instituição.

1997

A UECE fecha convênio com o IPREDE para realizações de estágio curricular dos alunos do Curso de Nutrição e Serviço Social na instituição.

1998

A ONG foi agraciada como vencedora do II Concurso de Ideias Inovadoras em Captação de Recursos com o projeto Condomínio da Arte, prêmio concedido pela ASHOKA da McKinsey, nessa data fomos homenageados pelos Correios com um Selo postal que trazia o símbolo da Instituição e ainda recebemos o “Prêmio Bem Eficiente” da Kanitz Associados.

-Ainda neste ano foi dado início ao projeto de psicomotricidade na entidade.

-Recebemos também o Prêmio Criança da Fundação Abrinq

-O IPREDE fecha também o convênio com a UNIFOR para a realização de estágios curriculares dos alunos de Terapia Ocupacional.

1999

- Realização da nova eleição de nova diretoria para o período de 1999 a 2003:

  • Posse da 3ª Diretoria
  • Presidente: Maria de Fátima Sales Albuquerque
  • Vice-Presidente: Maria Inez Cabral de Araújo
  • Primeira Secretária: Maria Lúcia Barreto Sá
  • Segunda Secretária: Lúcia Maria Gomes
  • Primeiro Tesoureiro: Otávio Ribeiro de Almeida
  • Segundo Tesoureiro: Rômulo Leão Prado

 

-Já no primeiro ano de mandato da nova diretoria, é criado o Projeto Sorria Conosco, de odontologia preventiva, em convênio com a Faculdade de Odontologia da UFC.

 – O projeto padaria Paniprede é encerrado, pois a mesma não era mais rentável para a organização.

2001

É realizada a 1ª Jornada de Nutrição Infantil do IPREDE

2002

Foi realizada a 2ª Jornada de Nutrição Infantil do IPREDE

2003

Eleita a quarta diretoria ao qual dirigiu a instituição do ano de 2003 a 2007

  • Posse da 4ª Diretoria
  • PRESIDENTA: Maria Inez Cabral de Araújo
  • VICE-PRESIDENTA: Maria de Fátima Sales Albuquerque
  • PRIMEIRA SECRETÁRIA: Giselle Maranhão Sucupira Mesquita
  • SEGUNDO SECRETÁRIO: Francisco Sulivan Bastos Mota
  • PRIMEIRO TESOUREIRO: Francisco Sérgio de Oliveira Nunes
  • SEGUNDO TESOUREIRO: Walfrido José Brandão de Carvalho

 

- É chegada a segunda crise da instituição: Frente a algumas dificuldades financeiras enfrentadas entre os anos de 2002 e 2003, causadaspela a redução das receitas e pelo aumento das despesas, a instituição termina o ano de 2003 com um prejuízo financeiro, dificultando assim a continuidade do seu funcionamento. Este fato contribui para a redução do número de leitos da área de internamento, setor que consumia uma parte representativa das receitas da unidade.

2004

- A crise financeira iniciada em 2003, se agrava.

- O atual presidente da instituição Dr. Sulivan Mota, entra como voluntário médico na instituição.

2005

Ao final de 2005 o prejuízo acumulado pela instituição é ainda maior. Embora tenha conseguido nesta época estabelecer uma parceria com a Unesco, o que garante à instituição a doação de parte da verba arrecadada pelo programa Criança Esperança, realizado pela TV Globo, as dívidas não são completamente sanadas. Neste período de dificuldades financeiras são relatados constantes e penosos atrasos no pagamento dos funcionários, que passaram meses sem receber.

 – Nesse ano oIPREDE ameaça fechar suas portas,a diretoria da época admite que não existiam mais condições de continuar. O pediatra e na época, voluntário da instituição, Dr. Francisco Sulivan Bastos Mota, junto com seu amigo pessoal João Nelson Lisboa, também pediatra, decidem então assumir o compromisso de tentar reerguer a instituição.

2006

- Em janeiro ocorre a renúncia coletiva da diretoria e do conselho fiscal. E é eleita então a nova diretoria que comandaria a instituição até o ano de 2010.

- Composição da nova diretoria:

  • Francisco Sulivan Bastos Mota - Presidente
  • Marcus Vinícius Menezes – Vice-Presidente
  • Glória Marinho– Secretária

 

-Imediatamente procederam-se alterações do estatuto, com nova constituição da diretoria, e a redução do número de funcionários em até 1/5 do quadro anterior.

-Desfeito a estrutura funcional de hospital, mantendo a assistencial ambulatorial exclusiva.

-OIPREDE também inicia o Programa de tratamento para sobrepeso e obesidade infantil.

-Outra ação ainda deste ano foi a criação do programa de tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, TDAH.

- É realizada a construção da área física e inauguração do bloco do Centro de Estudo, no local das antigas enfermarias.

-Ainda em 2006 foi concedido ao IPREDE o Prêmio “Uma Dose de Vida” pelo reconhecimento da classe médica local que escolheu o IPREDE para receber recursos financiados pelo Laboratório Aché.

-Em 2007 iniciou-se o planejamento para a construção de um antigo sonho da instituição: a construção de um novo ambulatório para o atendimento das crianças. Esse novo ambulatório contaria com uma área física em torno de três mil metros quadrados.

- É iniciado o projeto Mãe-Colaboradora, que consiste na contratação de mães de crianças atendidas no IPREDE para a realização de atividades dentro da própria instituição.

- É iniciado também o Grupo Convivência.

2007

- É implementado o laboratório de informática através de doação de um estrangeiro.

- É colocada a pedra fundamental do novo ambulatório.

2008

- O ano foi marcado pela conclusão da obra do Novo Ambulatório, que proporcionou ao IPREDE uma estrutura física de excelência.

-Além das crianças desnutridas, o IPREDE passou a atender crianças com déficit de desenvolvimento; sobrepeso ou obesidade; déficit de atenção ou hiperatividade; dificuldade sensorial, perceptiva e motora, além de prestar atenção às famílias das crianças atendidas.

-Foram criados os setores de acolhimento e de mediação, um espaço dedicado à promoção do desenvolvimento infantil, ao fortalecimento das competências familiares e promoção do afeto e apego entre a mãe e o filho.

-A equipe passou a ser composta por: assistente social, pediatra, neuropediatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicomotricista.

-É implementado uma rede de tecnologias sociais para incentivar a transformação da realidade da família, através da criação dos projetos:

  • Mãe-Colaboradora
  • Alfabetização;
  • A Inclusão Digital;
  • Centro de Inclusão Profissional, que capacita, forma e intermedia a inserção de mães e pais no mercado de trabalho.

- É iniciado o serviço de captação de recursos através do telemarketing.

2010

– Eleição da Diretoria (2010 – 2014):

  • Francisco Sulivan Bastos Mota - Presidente
  • Marcus Vinícius Menezes – Vice-Presidente
  • Glória Marinho – Secretária
2014

– Eleição da Diretoria (2014 – 2018)

  • Francisco Sulivan Bastos Mota - Presidente
  • Glória Marinho– Vice-Presidente
  • Joana Clemente– Secretária
2018

– Eleição da Diretoria (2018 – 2022)

  • Francisco Sulivan Bastos Mota - Presidente
  • Glória Marinho– Vice-Presidente
  • Joana Clemente – Secretária

 

- É criado o Ambulatório de Pediatria do Desenvolvimento e do Comportamento.

2019

– A Vice-Presidente Glória Marinho, renuncia ao seu cargo no IPREDE para assumir cargo público.

– O Professor João Amaral para é eleito para assumir a Vice-Presidência.

- Em 02 de outubro é realizada a inauguração do projeto CONECTA, projeto de assistência gratuita para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em situação de vulnerabilidade social.

-É iniciado o Programa Realimenta, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) através do Curso de Engenharia do Alimento, Curso de Gastronomia e a Universidade Estadual do Ceará contando com a participação dos alunos do Curso de Nutrição.

2020

– É elaborado o Projeto TeleConecta.

- O projeto DoaAção invade as comunidades mais carentes da cidade, assistindo mais de 300 mil pessoas com mais de 600 toneladas de alimentos.

2021

-Início do Projeto Prato Cheio.

- É criado o Clolier, o primeiro jogo de “livre” de pintar do estado do Ceará com base na metodologia de Arno Stern.

- Início da clínica conecta

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